RadioFlash Digi 8 TTL: um concorrente nacional a altura do Radio Popper que superou todas as expectativas!

Todos sabem que sou fã do Radio Popper. Pela facilidade do uso, pela vantagem de ser TTL, como já comentei aqui no meu blog anteriormente.




Recentemente adquiri um par do RadioFlash Digi 8 TTL, fabricado no Brasil, em São Leopoldo, RS pela ProFlash pra testar. A minha idéia era que minhas equipes usassem e também para usar em ensaios externos, como o Trash The Dress, que uso muito o flash off-camera.



Pra minha surpresa, o sistema funciona tão bem quanto o Radio Popper, que eu sempre utilizei, desde o lançamento nos EUA. O funcionamento e uso é muito simples, pois ele transmite via sinal de rádio, a comunicação feita entre flash mestre e escravo, que é feita através de sinal infravermelho.



Além de se equiparar à praticidade do Radio Popper, o Digi 8 TTL tem uma série de outras funcionalidades que o torna um radio bem flexível.



Quem já usou um rádio TTL conhece as inúmeras vantagens do sistema:



- Alta velocidade de sincronismo

- Controle automático da carga do flash escravo: eu chego até esquecer que estou trabalhando com flash escravo e rádio. Tão intuitivo quanto se o flash estivesse em cima da câmera.

- Todas as deficiências do sistema infravermelho são eliminadas (alcance, uso do escravo contra a luz do sol, uso do escravo mesmo com obstáculos entre mestre e escravo, etc.






Controlar manualmente a carga do escravo em ensaios externos, em uma situação como esta, em que vc tem que se preocupar com vários outros aspectos torna-se um grande problema. Aqui só me preocupei com direção, posição da luz (e tbem a água do mar vindo…rs…)



Além dos ensaios externos, comecei a utilizar o Digi8 TTL também nos casamentos. Estou utilizando 4 flashs escravos na pista, um em cada canto.







Estas são algumas imagens feitas durante a festa:







Notem as projeções das sombras. O resultado é impressionante!!







Trabalhamos com 4 receptores e 2 transmissores durante a festa. Uma coisa legal é poder colocar o receptor de cada canto da pista em um canal diferente: 1, 4, 5 e 8, que correspondem aos botões de cada canto do radio transmissor ativado apenas por um toque no botão. Fica fácil ativar e desativar individualmente os flash nos cantos da pista a meu gosto, e em cada situação.



Além de funcionar apenas fixando o transmissor com velcro sobre o flash mestre, tbem funciona sobre o ST-E2, transmissor infravermelho da Canon.



Para ilustrar melhor, fiz umas simulações com os 4 flashes aqui em casa, só pra gente comparar os resultados:







Os 4 flashes ao mesmo tempo





2 flashes ao mesmo tempo





2 flashes frontais





4 flashes simultaneos





2 flashes no contra-luz





apenas um flash na esquerda





apenas um flash na direita





os 2 simultaneamente

Tudo isso controlado apenas pelos botões de cima do transmissor.



Usando o sistema mestre/escravo da Canon é possível dosar a carga entre os grupos dos escravos (grupos A/B/C) e controlar intensidades dos escravos fica muito facil, utilizando o controle do próprio Flash mestre Canon. Obviamente a Nikon tem os mesmos recursos!



Agilidade deste rádio não para por ai. Digamos que vc queira controlar flashes de estúdio. Você pode utilizar um cabo no receptor e ligá-lo diretamente ao flash, ou gerador. Claro que neste caso, o controle de carga será manual.


É possivel inclusive acionar flashes via TTL e outros via manual, juntar num set de luz, flashes de estudio e flashs dedicados (Canon, Nikon).


Ainda para usar em modo manual, vc pode trocar a tampa da bateria do transmissor e colocar um acessório que já acompanha o rádio, que o transforma um rádio para usar diretamente na sapata da câmera.



Vc tbem pode usar o transmissor ativando-o via cabo PC. Aqui nesta foto, eu colei um velcro no battery grip da câmera, apenas para ficar com ele preso.



O Receptor tem outra função muto legal: disparar uma câmera através do rádio!!


O disparo da câmera é feita através de um cabo específico para cada modelo de câmera. O cabo é um acessório adquirido à parte no site da ProFlash.

Vc deve ter notado um conector USB nos rádios, certo?


Este conector é na verdade a entrada para o carregador. Os rádios usam bateria do tipo de celular (3,7V), que garante uma autonomia muito boa. Pode ser carregado com qualquer carregador USB de celular e até mesmo no USB do seu computador. Após usar em um casamento, ainda sobra cerca de 70% de bateria (dá pra ver a indicação da carga no display do rádio).



Ontem fiz uma visita à fábrica do Digi 8 TTL em São Leopoldo. Fiquei impressionado com a tecnologia empregada, com a organização da fábrica e da preocupação constante com a qualidade e usabilidade do produto. Como todos sabem (ao menos quase todos), sou formado em Engenharia Eletrônica, profissão que exerci por 8 anos. Sei das dificuldades que é desenvolver um bom projeto e também das dificuldades que é concorrer com os produtos importados (ou melhor dizendo importa-bandeados).



Pra vcs terem ima idéia, olha o que tem por dentro:



Estamos falando em um produto 100% nacional. Com garantia e assistencia técnica no Brasil. O suporte da Proflash é muito atencioso. Sem dúvida, alta padrão de qualidade e tecnologia. Bem diferente daqueles radinhos que se compram por ai (diga-se xing-lings) que por dentro mais se parecem com o controle remoto do portão da minha garagem… :-(



Para os interessados em adquirir o Digi 8 TTL, basta entrar no site:

http://www.proflash.com.br


Alunos que fizeram workshop conosco tem um desconto especial. Para tal, deixe um comentário que enviaremos um código de desconto para compra online.



Um abraço e bons clicks!!



Anderson Miranda

30 Comments

  1. Douglas Gama
    21/09/2012 at 6:06 pm — Reply

    Muito massa a dica sobre esses rádios, mais só pra entender, posicionando os 4 flash na pista, você acabar deixando eles no TTL ou controla cada potência separada? Abração! um show esse rádio!

  2. Anderson
    21/09/2012 at 6:09 pm — Reply

    Douglas, deixo tudo em TTL e esqueço!

  3. Douglas Gama
    21/09/2012 at 6:13 pm — Reply

    última dúvida, dentro da câmera vc precisa ligar o disparo de flash remoto normal em TTL neh? igual faz o radio popper…

  4. Matheus
    21/09/2012 at 6:18 pm — Reply

    Parece ser muito bom, mais para eu usar ele na sapara da nikon 7000 só vai funcionar no manual? correto?

    pra eu usar ele no modo ttl, tenho que usar uma peça de acrilico para colocar por cima do flash pop up?

    é assim mesmo?

    Abraços

  5. Lucas
    21/09/2012 at 6:28 pm — Reply

    Qual a velocidade máxima de sincronismo? 1/8000s?

  6. Abner
    21/09/2012 at 6:46 pm — Reply

    Fantastica a luz… na pista…

  7. Anderson
    21/09/2012 at 6:47 pm — Reply

    exatamente!

  8. Douglas Gama
    21/09/2012 at 7:28 pm — Reply

    a idéia de usar 4 flashs na pista é perfeita, um em cada canto, porém por aqui não da, os Dj todos estão pendurando seus Grids de iluminação no teto, dai fica sem os pés pra encostar nossos flashs!!! kkkkkkk e quem vai deixar um tripé no meio dos convidados com risco de cair? e agora Anderson? kkkkk abraços!

  9. José Carlos
    21/09/2012 at 9:20 pm — Reply

    Muito obrigado por mais uma dica, são poucos os “profissionais”que nao se preocupam em repassar os seus conhecimentos.

    Parabéns e muito obrigado mais uma vez!!!

    Zé Carlos

  10. Anderson
    21/09/2012 at 9:28 pm — Reply

    Oi Matheus, é isso mesmo!

  11. Anderson
    21/09/2012 at 9:29 pm — Reply

    Douglas, nem sempre é possivel, mas sempre consigo colocar pelo menos 2 flashes, já fica bem legal!

  12. Rafael Tezelli
    21/09/2012 at 9:32 pm — Reply

    Olá Anderson, realmente esses rádios são fantásticos!! Vi isso ao vivo com você. Estou interessado e gostaria do cupom de desconto. Obrigado. Abraços.

  13. Wagner Kox
    21/09/2012 at 10:47 pm — Reply

    Anderson desculpe, mas pra mim ainda não ficou muito claro.

    Para usar o Digi 8 em TTL tenho q colocá-lo no speedlight em cima da câmera? Se for usar direto na sapata da câmera e sem o speedlight, o Digi 8 fica no manual? Mesmo usando o cabo PC?

  14. André Almeida
    22/09/2012 at 12:26 am — Reply

    Valeu pela dica e parabéns pela humildade de repassar tantas informações importantes e esclarecedoras como esta. Sou ex aluno e te admiro como pessoa e excelente profissional que é. Parabéns, vou correndo comprar o meu, com desconto é melhor ainda né. Abraço, fique com Deus!

  15. Wagner Kox
    22/09/2012 at 1:47 am — Reply

    Já vi … aqui vai um vídeo bem explicativo.

  16. Anderson
    22/09/2012 at 12:43 pm — Reply

    Legal, Wagner! :-)
    abs!

  17. Felipe
    26/09/2012 at 2:40 pm — Reply

    Anderson, os flashs não ficam desligando a cada pouco quando não utilizados por um determinado tempo?

  18. Carlinho Rodrigues
    26/09/2012 at 6:49 pm — Reply

    Valeu Anderson, eu já estava fazendo pesquisa sobre este Rádio, agora com tua colocação ficou fácil a decisão. Eu quero o meu!

  19. eunice
    27/09/2012 at 5:18 pm — Reply

    eunice eueu

  20. Wagner Kox
    28/09/2012 at 1:09 am — Reply

    Anderson,
    Sei que vc tb já usou RadioPopper, esse sistema tb necessita do speedlight em cima da câmera para mandar sinal TTL para o flash off ou posso usar somente o transmissor na câmera e o recptor no speedlight fora da câmera?
    Abç.

  21. Mardonio Fotógrafo
    28/09/2012 at 11:15 am — Reply

    Anderson, apenas uma dúvida …no sitema ttl Canon 580 ex II, a intensidade de luz do escravo ( zoom ) como é controlado?. obrigado pela inform….

  22. Marcelo
    02/10/2012 at 3:41 pm — Reply

    Eu usei e acabou falhando muitas vezes, diferente dos radiopoppers. Para quem usa Canon os novos flash 600 RT ja estao vindo com radio incorporado. ainda nao testei

  23. Murilo
    30/10/2012 at 7:23 pm — Reply

    Olá Anderson estou precisando desse radio urgente, o radio popper era muito caro, acabei comprando um xing-lings, rs. Gostaria de receber o código do desconto, obrigado!

  24. Fabiano Rangel
    31/10/2012 at 4:56 pm — Reply

    Oi Anderson, muito interessante o seu review do radioflash. Estou interessado em comprar, me manda o código? Abraços.

  25. ANTONIO COSTA
    20/12/2012 at 2:52 pm — Reply

    Caro Anderson,
    O sistema trabalha muitissimo bem em equipamentos Canon(e nem precisa utitizar aqueles adesivos e cabos para tapar os sensores dos Flashes Canon.Trabalhei com ele e dois flashes 580 EXII,e o transmissor acoplado na sapata da Canon Mark IV.Tudo isso fazia quando era empregado do jornal Gazeta do Povo,aqui de Curitiba e os resultados em locacoes complicadas eram fantasticas.Mas eu comprei este sistema para usar em meu equipamento particular que eh Nikon.Cara,acredite mas ele soh trabalha excepcionalmente no sistema Canon.Para satisfazer minhas necessidades,tive que comprar outro receptor para poder trabalhar com meus 2 flashes Nikon SB 910,pois nao quero flash acoplado na sapata,e preciso que o transmissor ocupe o lugar em cima,na camera,orquestrando todo mundo.Configurei minha camera e os flashes de acordo com os videos treinos disponiveis no site da Radio Flash.Mas nao vai,cara.Tive que trabalhar com eles assim: os dois receptores em Master,e tudo regulado manualmente.Ai sim,a coisa vai mestre Anderson.Mas particularmente,recomendo para quem tem Canon.Nikon eh bem chatinho de usar.
    Um grande abraco e continue brindando a todos nos com este excepcional trabalho que faz.
    Atenciosamente
    Antonio Costa

  26. Antonio Costa
    21/12/2012 at 4:30 pm — Reply

    Oi Anderson,
    Compartilhei a minha experiência com o Digi 8,mas percebo que você não publicou.Uma pena.No Facebook,o Alexandre da Proflash,preocupado,tirou minhas dúvidas e leu minhas experiências com o sistema Nikon.Disse a ele que o Pocket Wizard também passou por estes desencontros,mas lançaram um compatível.Mas tudo bem,não vou mais te encher o saco.Um grande abraço e um Feliz 2013 a você,carregado de belas imagens de casamentos.
    P.S: Reforço a recomendação a todos.O Digi 8 com o sistema Canon arrebenta,é maravilhoso,supera o original da Canon o Transmitter ST E2.No sistema Nikon é muiiitoooo chato de trabalhar…mas vai!!!

    • @danielfotografo
      18/01/2013 at 11:53 am — Reply

      Olá Antonio!

      Uso popper e já está me convencendo a comprar o DIgi8 para meu sistema nikon! Conta mais sobre esses desencontros!

  27. Willington
    01/03/2013 at 5:54 pm — Reply

    Olá Anderson, primeira mente gostaria de parabenizar pelo belo trabalho que você faz, gostaria tirar uma dúvida, adquiri recentemente o Digi 8, mas não consigo usar em modo TTL e nem em alta velocidade, será o que está errado?
    estou usando 02 430 EX II, vi em um vídeo ensinando colocar em modo master o 580 , no 430 é possível? obrigado.

  28. Bruno Gomes
    07/03/2013 at 6:41 pm — Reply

    Olá, Anderson!!

    Fiz um WS contigo num Wedding Brasil, mas já faz uns dois anos…

    Enfim, uso o popper, mas vendo tua avaliação achei esse sistema da Radio Flash muito mais prático e versátil!! Vou comprar um para experimentar… Ainda rola o desconto?

    Ah, estarei na Semana da Fotografia agora em março, nos vemos lá!

    Um abraço,

    Bruno Gomes – Porto Alegre / RS

  29. Debora Alborta
    16/05/2013 at 2:09 pm — Reply

    Olá Anderson…
    Vi sua palestra em Curitiba e simplesemente adorei! Vi esse posto antigo e se ainda estiver valendo a possibilidade de desconto pela compra online tenho interesse.
    Grande abraço
    Débora Alborta

Leave a Reply